sábado, 18 de junho de 2011

Pedagogia: curso em ascensão

Empresas, hospitais, organizações não-governamentais, órgãos do poder público, além das escolas, são locais em que se pode encontrar um pedagogo em atividade. A diversidade de oportunidades indica ampliação do mercado de trabalho do profissional que se dedica aos estudos das teorias do ensino e dos fenômenos da educação.
O local de trabalho mais comum dos pedagogos ainda é a escola, onde lecionam na educação infantil, no primeiro segmento do ensino fundamental, e nos cursos de ensino médio, na modalidade Normal. Em colégios, também na supervisa, na orientação e na administração.

Em órgãos públicos esses profissionais podem ocupar cargos de coordenação de políticas públicas ou de treinamento de pessoal. Nas últimas décadas, uma área de atuação que cresceu foi a de recursos humanos de empresas públicas/privadas.
Outra possibilidade é atuação em editoras, que contratam este profissional para acompanhar a edição e publicação de livros didáticos e paradidáticos. Há ainda demanda pelo pedagogo em hospitais onde existe brinquedoteca.
A grade curricular inclui Filosofia, Sociologia, História da Educação, Psicologia da Educação, Língua Portuguesa, Inglês Instrumental, Didática, Política e Planejamento Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar, entre outras.

Fonte: Folha Dirigida número 1.957 – 7 a 13 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário