domingo, 5 de junho de 2011

Como ter ideias criativas


Para pensar diferente, é preciso estar atento: ao seu inconsciente, aos arredores e até as opiniões de fora. As ideias só aparecem para quem procura.
Crie com moderação – Nem todo problema precisa de uma solução inédita. Escolha aquele em que a diferença vai..., bem fazer a diferença e foque nele.
Cheque a panela – Não há gênio solitário: a criação coletiva é que move o mundo. Cultive uma panelinha sincera e talentosa, para consultar e dar palpites.
Note e anote - Ideia não tem hora marcada, então esteja alerta. Anote suas sacadas e elimine do seu vocabulário”pensei um negócio, mas esqueci...”
Deixe estar – não fique com a primeira solução que aparece: as melhores idéias surgem após um período de incubação. Faça sua parte armazenando informações e seu inconsciente fará a dele. Às vezes, a solução pode vir até durante o sono.
Deixe errar – ambientes que se pretendem criativos prevêem o fracasso recorrente e o desperdício de tempo e recursos. “Para criar algo realmente bom, você precisa ter meios para fazer um monte de porcaria”, diz o guru digital Kevin Kelly.
Chame o síndico – Tim Maia testava seus discos chamando quem estivesse passando para escutar e dar opinião. Não precisa chegar a tanto, mas muitas vezes a contribuição de quem não tem nada a ver com o assunto pode ser fundamental.
Ligue os pontos – Se a vida lhe der um limão, não faça uma limonada: junte cachaça e faça uma caipirinha. Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Peças que não se encaixavam podem ser a chave do quebra-cabeça.
Fonte: Revista Super Interessante edição 288

Um comentário:

  1. Simone Barroso dos Santos8 de junho de 2011 às 16:11

    Parabéns...O blog tem uma mensagem muito importante, pois em tempos de globalização temos que desenvolver a criatividade constantemente.
    Simone Barroso dos Santos
    Consultoria & Treinamento
    Petróleo e Gás
    Radiocomunicação

    ResponderExcluir