domingo, 4 de setembro de 2011

As novas profissões e a criatividade


Empresas procuram gente para cargos que não existiam e que levam meses para serem preenchidos
Quem diria que um dia nosso índice de desemprego seria menor que o dos Estados Unidos, que seríamos testemunha de uma possível moratória americana e do colapso econômico de países desenvolvidos? Há alguns anos, quem acreditaria que receberíamos milhares de estrangeiros vindos das matrizes das múltis para trabalhar nas subsidiárias daqui?
O Brasil sempre foi chamado de país do futuro -- pois ele chegou e agora está sobrando emprego. A economia que dependeu de máquinas e graxa diz ao mundo que o futuro é dos cérebros. Olhe a tempestade de mudanças chegando. Se os pilares do capitalismo são a absorção coletiva do risco, a ética e a capacidade de se auto-organizar, o sistema está em crise e muitos economistas já dizem que vivemos um novo capitalismo. Em décadas ou séculos, algum historiador dirá que nos anos em que vivemos nascia um novo regime econômico, que nem se chamará capitalismo. São novos mapas mentais.
(...) Bem-vindo à era da educação para toda vida. Seu diploma tem prazo de validade e ele é muito curto. As profissões mudam radicalmente a cada dois anos e novas careiras surgem diariamente. Você deve estar se perguntando como aproveitar esta onde de oportunidades. Seguem algumas dicas: tire férias de uma semana a cada três meses, desconecte-se, esvazie a mente. Cuidado com a doença do século, a depressão. Estude a criação coletiva, consumo colaborativo e coisas completamente diferentes de sua área de atuação no trabalho. Incentive a criatividade.
E seja, simultaneamente, educado, aluno, questionador, pensador, e construtor de uma nova economia e da sociedade em rede. Desperte seu gosto pelo inovar, seu espírito pioneiro, construa o caminho dos novos negócios e do lucro. Renove ou exclua o pensamento linear, cartesiano, binário e individualista. Corra lá e agarre as novas possibilidades, audiências, empregos e negócios. Bem-vindos à revolução do conhecimento coletivo.
Gil Giardelli- professor dos cursos de pós-graduação e MBA da Escola Superior de propagando e marketing (ESPM) e presidente da Gaia Creative
Fonte: Revista VOCÊ S/A edição 158

Nenhum comentário:

Postar um comentário