quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sistema S terá mais recursos com Pronatec

O sistema S, formado por Sesc, Senac, Senai e Sesi, é a principal rede de ensino profissional do país. Sua receita anual ultrapassa R$ 8 bilhões, provenientes de encargos pagos por empresários. Mesmo com subsídios, os cursos oferecidos, em sua maioria, são cobrados e os valores chegam a se equiparar com a mensalidade de instituições privadas.

Nesse cenário, entre as propostas apresentadas no Pronatec está um acordo que prevê novo aporte do governo federal para o Sistema. Na contrapartida, os principais núcleos de formação devem direcionar uma parte dos recursos para oferecer Educação gratuita.

Dessa maneira, Senai e Senac devem aplicar dois terços de sua receita na oferta de Educação gratuita e Sesi e Sesc, um terço. Este modelo já provoca críticas de profissionais da área de Educação. O professor de filosofia da USP e especialista em Educação, José Marcelino Rezende Pinto, aponta o acordo como um dos grandes equívocos do Pronatec.

A possibilidade de a união repassar ainda mais recursos para o sistema é uma grande distorção , diz. O Senai, que forma profissionais para trabalhar na indústria, aloca anualmente todo seu recurso emEducação profissional, o montante é de R$ 2,3 bilhões.

Em 2010, a entidade recebeu 2,3 milhões de alunos, dos quais apenas 346.121 tiveram isenção de mensalidade. Com o Pronatec nós vamos receber recursos adicionais que devem ser provenientes do orçamento do Ministério da Educação para aumentar o número de vagas , afirma Rafael Lucchesi, diretor do Senai e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Modelo de ensino
Além da questão das verbas, uma crítica antiga ao sistema de ensino dessas entidades é a preferência por cursos de curta duração, com aproximadamente 160 horas/aula. Marcelino diz que não é possível realizar uma formação profissional satisfatória em tão pouco tempo. A lógica desse sistema é o oposto do que se busca em uma Educação sólida.
Fonte: Site Todos pela Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário